www.aquarits.kit.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.aquarits.kit.net

Forum de amigos para estudos do curso de Gestão da Produção Industrial do Grupo Uninter e jogadores do Grupo de RPG, Taverneiros Virtuais
 
InícioInício  www.aquarits.kiwww.aquarits.ki  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Capitulo 2 - ERP

Ir para baixo 
AutorMensagem
aquarits
Admin
Admin
aquarits


Mensagens : 112
Data de inscrição : 12/12/2008
Idade : 43
Localização : Varginha

Capitulo 2 - ERP Empty
MensagemAssunto: Capitulo 2 - ERP   Capitulo 2 - ERP EmptySeg 15 Dez 2008, 12:14

Capitulo 2 – Tecnologia da Informação

2.1 – Conceitos iniciais
A TI – Tecnologia da Informação abrange a informática em seus conceitos usuais, porem com o avanço da telemática [união da tecnologia à informática] esta área se tornou de enorme importância nas decisões estratégicas das organizações.
Citação :
TI ainda é confundido como a área dos computadores e soluções em tecnologia em geral, porem devemos ter em mente que este ainda é uma atuação de nossa antiga CDP [Centro de Processamento de dados].
Batista define que TI é todo o dispositivo que possa tratar dados e informações de forma sistêmica e esporádica, independente de como aplicada. Para Laudon estas tecnologias estão alem de computadores isolados e abrangem redes e todos equipamentos de comunicação com imagem e vídeo.

2.2 – Hardware
Equipamento eletrônico que tem por função processar dados de entrada e gerar dados de saída.

2.2.1 – Unidade central de processamento – CPU
É o responsável por executar cálculos e demais requisições dos usuários. Torres descreve o funcionamento do processador quando damos 2 cliques em um ícone:
O programa armazenado no HD vai para a memória, o processador por sua vez carrega informações na memória RAM, as informações no processador são processadas.
Hoje temos dois tipos de CPUs:
Cisc- Complex Instruction Set Computer: Refere-se a conjunto de instruções complexas e por isso com um custo muito elevado.
Risc- Reduced Instruction Set Computer: Logicamente possue uma capacidade menor de conjunto de informações, isso torna o custo bem menos elevado. São os PCs.


2.2.2 – Memória
O processador processa as informações, e a memória é responsável pela manipulação destas para retorná-las o mais rápido possível ao usuário.

Memória principal ou RAM
Randon Access memory, é rapida, permite a leitura e escrita, porem perde seu conteúdo quando é sistema é reiniciado. Esta é a responsável pelo armazenamento de programas que estão sendo executados.

Memória Rom
Read Only Memory, onde vem informações gravadas pelos fabricantes, esta memória esta integrada a placa mãe e é acessada no momento da leitura BIOS, nesta memória também temos os registros das configurações de hardware do sistema.

Memória Cachê
Esta memória esta integrada ao processador e por meio de um dispositivo chamado controlador de cachê a memória RAM solicita a atuação do processador.

2.2.3 – Dispositivos de entrada
São os periféricos como mouse, teclados, microfones, etc.

2.2.4 – Dispositivos de Saída
São os dispositivos de consulta e visualisação da informação pós processada, como impressoras, monitores, caixas de som, etc.

2.2.5 – Dispositivos de Comunicação
São os responsáveis pela comunicação entre o sistema do computador e seus periféricos, como placas de vídeo, rede, modem.
Para que tais possam atuar a placa mãe deve possuir portas, tais como paralela, serial, USB.

2.2.6 – Dispositivos de armazenamento
São dispositivos que armazenam informações e não se perdem depois de reiniciar o sistema, dentre eles temos o HD, Disquete, gravadores de CD e dvd e etc. O porte do computador dara as exigências de cada nível de armazenamento, ai temos:
Computadores de grande porte: centros de CPDs e servidores onde possuem alta capacidade de processamento e armazenagem.
Computadores de médio porte: as Workstations, grande capacidade de processamento mas não com muito capacidade de armazenagem, pois as suas exigências são voltadas para cálculos complexos.
Computadores de pequeno porte: Micro computadores.

2.3 – Software
Software é um banco de informações que por meio de uma programação orientam qual o processamento deve ser realizado pelo hardware.

2.3.1 – Software de sistemas
Softwares têm pos finalidade gerenciar a interface com o usuário, dentre eles temos os sistemas operacionais, mais conhecidos entre eles, o Windows e Linux. Windows exige uma licença o quer dizer que deve se pagar para a utilização, o Linux possui um código aberto e permite que usuários utilizem sem a necessidade de pagar por uma licença.
-Windows
Criado pela Microsoft, impulsionou a supremacia no segmento de sistemas operacionais [DOS – Disk operating system], onde no inicio se precisava de um disquete para iniciar o sistema, hoje estes dados já podem ser instalados e armazenados nas unidades de armazenamento.
-Linux
O Linux é o sucessor o sistema Unix que já tinha o código fonte aberto, porem não muito viável por sua complexidade e definidas aplicações. A partir do nascimento do Linux, nasceram as distribuidoras deste sistema, embora o sistema não exija licença, muitas coisas podem e devem ser melhoradas, ai estas distribuidoras cobram por estas manutenções e prestação de serviços, como exemplo temos a Conectiva e a Red Hat.

2.3.2 – Software aplicativo
Basicamente um programa para desempenhar atividades e aplicações especificas para os usuários, os suittes offece são pacotes de programas que possuem geralmente um editor de planilhas, textos, apresentações e gerenciador de banco de dados.

2.4 – Banco de dados
Bancos de dados são responsáveis pelo armazenamento de dados da empresa, para Stair, a organização que não possui dados e a capacidade de processa-los, não terão sucesso em grande parte de suas atividades.
Ao nasce o SQL [ structure query language], que engloba a necessidade de gerenciar vários bancos de dados que nasce de sistemas de gerenciadores de banco de dados, os SGBD.

2.5 – Redes de computadores
Uma network nasce a partir de dois ou mais computadores interligados, as vezes, dependendo da necessidade esta estrutura passa a ser de cliente/servidor.
Vários benefícios são obtidos através de uma rede, como compartilhamento de hardwares e certos aplicativos.
Temos vários tipos de redes, LAN – local área network, redes que conectam computadores em ambientes pequenos, MAN – metropolitan área network, possuem uma abrangência maior onde podem ser interligadas por cabos de fibra ópticas ou transmissão de voz e WAN – wide área network, redes ainda maiores que utilizam meios de comunicação semelhantes as redes MANs.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aquarits.kit.net
 
Capitulo 2 - ERP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Capitulo 1 - ERP
» Capitulo 3 - ERP
» Capitulo 4 - ERP
» Capitulo 1 - PPCP
» Capitulo 2 - PPCP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.aquarits.kit.net :: Estudos :: FACINTER-
Ir para: