www.aquarits.kit.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.aquarits.kit.net

Forum de amigos para estudos do curso de Gestão da Produção Industrial do Grupo Uninter e jogadores do Grupo de RPG, Taverneiros Virtuais
 
InícioInício  www.aquarits.kiwww.aquarits.ki  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Capitulo 5 - Parte 1 - PPCP

Ir para baixo 
AutorMensagem
aquarits
Admin
Admin
aquarits


Mensagens : 112
Data de inscrição : 12/12/2008
Idade : 43
Localização : Varginha

Capitulo 5 - Parte 1 - PPCP Empty
MensagemAssunto: Capitulo 5 - Parte 1 - PPCP   Capitulo 5 - Parte 1 - PPCP EmptySeg 15 Dez 2008, 22:23

Capitulo 5 – Sistemas de PCP no chão de fabrica
Os estudiosos da administração frequentemente discutem qual é o melhor sistema de programação da produção. Eles não são exclusivos, dando a idéia de poderem existir simultaneamente, o importante é o administrador saber diferenciar quais são as suas diferenças para não se perderem no decorrer do processo.

5.1 – Elementos de um sistema just-in-time
JIT foi desenvolvido pela Toyota no combate ao despedicio, toda atividade que não agrega valor consome recursos, estoque consome espaço e custam dinheiro, alem de transporte e paradas não programadas.
Citação :
Hoje o JIT é uma filosofia gerencial, pois as partes são produzidas no momento certo e trabalha com estoque mais baixos, custos mais baixos e a identificação de problemas crônicos. Também passa aos colaboradores a consciência de tomada de decisões que anteriormente eram tomadas somente pelos supervisores. Agora a eles oram delegadas responsabilidades de qualidade e programação para o próximo passo do processo.

-Programa Mestre: é um programa com um horizonte de 1 a 3 meses, permitindo que a empresa e os fornecedores planejem seu trabalho, este programa possui controles diários afim de garantir a carga uniforme das maquinas e seus fornecedores.
-
Citação :
Kanban: este meio dispõe de uma estação de trabalho próxima a estação de processo, as partes produzidas são colocadas em embalagens até atingirem a sua capacidade de estoque, então o processo seguinte puxa este material e começa a trabalhar. Este sistema puxado diz que quando um determinado processo atinge a sua capacidade de estocagem ela deve ser parada, assim tendo estoques mínimos facilitando a identificação de problemas e que se caso ocorra, estes não seja tão impactantes a manufatura.
-Tempos de preparação: por ter como objetivo lote que somente atendam as necessidades, um ponto forte a ser atacado é o tempo de preparação, pois estes comparados com o custo de estoque acabam saindo mais caros, porem, uma otimização nestes aspectos tornam os ciclos mais rápidos e sendo mais curtos estes acabam vencendo o custo de manutenção de estoques.
-Colaborador multi-funcional: no JIT é imprescindível a colocaçãod e colaboradores multifuncionais, os colaboradores devem estar preparados e treinados para atuarem nas diversas circunstancias que o processo exija, um programa muito bem elaborado de TPM deve ser implantado para que as paradas não interfiram nos tempos de preparação. Isso requer uma maior amplitude das habilidades dos colaboradores do que na manufatura tradicional.
-Layout: esqueçam almoxarifados, pois agora o controle é visual, um processo deve puxar o outro, consequentemente o material a ser processado deve estar próximo do local onde foi produzido e para onde ele vai. Isso deve facilitar em muito o fluxo produtivo para o uso nas outras estações.
Citação :
-Qualidade: um dos maiores aspectos do sistema JIT, com estoques baixos os problemas tendem a aparecer e ai é o momento de ataca-los e não encobri-los com estoques maiores.
-Fornecedores: os fornecedores devem estar completamente comprometidos com a filosofia JIT, pois uma mudança radical ira se iniciar, isso faz com que os fornecedores façam entregas freqüentes e de produtos com altíssima qualidade, isso pode interferir diretamente na política integrada da empresa.

Meia noite agora Sleep , amanha termino o capitulo entrando nos detalhes de kanban
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aquarits.kit.net
 
Capitulo 5 - Parte 1 - PPCP
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Capitulo 1 - PPCP
» Capitulo 2 - PPCP
» Capitulo 3 - PPCP
» Capitulo 4 - Incompleto - PPCP
» Atividade Supervisionada - PPCP - ERP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.aquarits.kit.net :: Estudos :: FACINTER-
Ir para: