Capitulo 3 – Planejamento agregadoAs empresas costumam ter centenas de produtos diferentes, tornando muito difícil a previsão da demanda.
O planejamento agregado visa compatibilizar os recursos a uma demanda agregada em um horizonte médio de 5 a 18 meses, assim definindo uma estratégia de operações que podem se adequar às necessidades da demanda.
VISÃO GERAL DO PLANEJAMENTO
CURTO PRAZO
-Carga de trabalho, Carga de máquinas, Seqüenciamento de trabalhos, Quantidades a fabricar, Quantidades a comprar
MÉDIO PRAZO
Níveis agregados de, Força de trabalho, Estoques ,Produção, Subcontratações, “backorders”
LONGO PRAZO
-Projeto do produto, Localização, Layout, Capacidade, Processos
Estas visoes vão variando de 2 a 18 meses respectivamente.
3.1 – Perfil de demanda
È necessario o calculo afundo do perfil de demanda de uma determinada unidade ou familia
Graficamene acima temos a média da produção é de 648, seria fácil utilizar este valor como previsão para o meio do ano, porem no começo e fim de ano os valores supera a media. Ai nasce planejamento agregado que visa harmonizar essa situação, procurando alternativas para a empresa.
3.2 – Programa mestre de produção – Máster production schedule – MPSUma vez definido o plano agregado precisamos distribuir estas informações pra elaborar um MPS, significa que, o plano agregado de cada família de produtos há de se tornar um MPS.
3.3 – Estratégia de atuação
3.3.1 – Atuação na oferta de recursosAdmissão – demissão
Consiste em admitir e demitir colaboradores dependendo das necessidades da mão de obra, uma variação de demanda muito acentuada os custos são muito altos tanto na admissão – com custos de recrutamento e treinamento, quanto na demissão – encargos sociais e relocações;
Horas extras
A fim de compensar o aumento da demanda, às vezes a empresa precisa optar pelas horas extras, que no caso são mais caras que as horas normais;
Subcontratações
Contratações de terceiros, um custo alto, pois a empresa que ira terceirizar estará querendo certo lucro, mas em algumas circunstancias a substituição de mão de obra terceirizada pode ter um custo menos que admissões e demissões.
Estoques
Consiste em fazer estoques que absorvam estas variações da demanda, este é o meio mais utilizado pelas empresas, ainda assim gera um custo e o risco de manter peças antigas em estoques.
3.3.2 – Atuação na demandaPreços de vendas
Consiste em um aumento do custo do produto para desacelerar a o aumento da demanda, ou diminuir o preço para o aquecimento.
Promoções
Quando há excesso de recursos produtivos, a promoção aumenta a demanda, há inúmeros custos implícitos na decisão de uma promoção.
Atraso de entrega
Atrasar a entrega de seus produtos até que tenha recursos suficientes para produzi-los, isso pode gerar insatisfação do cliente e se queimar no mercado.
3.3.3 – Atuar tanto na demanda quanto na oferta dos recursos produtivosChama-se estratégia mista a atuação tanto na demanda quanto na oferta dos recursos produtivos. Por meio dela, procura-se uma combinação dos dois casos anteriores, visando o menor custo possível, sem deixar de atender os clientes.
3.4 – Elaboração do plano agregadoIremos analisar algumas alternativas para a demanda prevista no tópico anterior:
Os planos A,B,C e D juntamente com os seus valores estão anexados na planilha que segue o link:
http://files.myopera.com/akarrian%20soul/ppcp/Aulas_PPCP_cap%203.xls
Analise dos cálculosGraficamente analisando o desempenho de todos os planos temos que o plano D é o que representa o menor custo mensal.
No livro, pág. 63, apresenta o calculo do plano B como o que representa o menor custo, mas ao jogar os valores na planilha encontrei que este plano é o que apresenta o maior custo.