| www.aquarits.kit.net Forum de amigos para estudos do curso de Gestão da Produção Industrial do Grupo Uninter e jogadores do Grupo de RPG, Taverneiros Virtuais |
| | Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod | |
| | Autor | Mensagem |
---|
aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod Dom 15 Ago 2010, 09:01 | |
| ISO 9001 – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS ISO 9001:2008 Não se pretende aqui, reproduzir os conteúdos das normas ou esgotar o tema versado por elas. A idéia é apenas promover breves comentários a respeito dos pontos tratados por elas. PRINCÍPIOS DA NORMA A ISO 900148 esta estruturada a partir de oito alicerces: Foco no Cliente; Liderança; Gestão de Pessoas; Abordagem por Processos; Visão Sistêmica; Melhoria Contínua; Decisões baseadas em Fatos e Parceria com os Fornecedores. Estes pontos já foram trabalhados quando se apresentou um modelo interligado com elementos de sustentação da Normalização. O que não está explicitado naquela estrutura é o item Visão Sistêmica. Porém, se este tema pode ser conceituado como: conhecimento do todo a partir do entendimento da interligação entre as partes, isso pode ser evidenciado na abordagem e mapeamento dos processos. REQUISITOS DA NORMA A ISO 9001 está estruturada em nove capítulos. Os primeiros quatro (0,1,2,3) tem cunho conceitual e informativo. Os cinco capítulos finais (4,5,6,7, são os que possuem os requisitos passíveis de auditoria. São eles: Sistema de GQ Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do produto Medição, Análise e Melhoria 48 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro, 2008. Normalização e Certificação da Qualidade 50 Sistema de GQ O capítulo se inicia a partir da menção sobre a definição dos processos organizacionais suas interligações, formas de controlar, medir e acompanhar. Ainda especifica a necessidade do suprimento dos recursos necessários para a execução das ações corretivas (solução de problemas) ou ações preventivas (melhoria contínua) e assegurar o controle dos processos externos e internos. Neste mesmo capítulo, são explicitadas todas as formas de documentação exigidas pela norma, dentre elas: Declaração formal da Política da Qualidade, seus Objetivos, Manual da Qualidade, procedimentos, instruções de trabalho e registros. Responsabilidade da Direção Neste capítulo a norma busca detalhar os requisitos ligados à gestão da empresa. Enfatiza a necessidade de uma liderança comprometida com seu desenvolvimento, implantação e melhoria contínua. São de responsabilidades dos gestores: a comunicação da importância do atendimento aos requisitos do cliente; Política e Objetivos da qualidade; Análise Crítica; e Disponibilidade de recursos. Garantir que os requisitos dos clientes estejam determinados e atendidos, enfatizando a busca pelo aumento da satisfação do Cliente. A declaração da Política da Qualidade deve ser apropriada visando o atendimento aos requisitos e melhoria contínua, estrutura para os objetivos da qualidade, Comunicada e entendida, Analisada e Atualizada. A Direção deve estabelecer Objetivos da Qualidade para funções e níveis pertinentes, devendo assegurar PLANEJAMENTO e INTEGRIDADE do SGQ. Definir e comunicar as responsabilidade e autoridade. O RD (representante da direção) deve assegurar que os processos estão estabelecidos, implementados e mantidos, relatar o desempenho do SQ, assegurar a conscientização e comunicação interna, o processo e realizá-la. Também é de responsabilidade da Direção, assegurar a contínua pertinência, adequação e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. Normalização e Certificação da Qualidade 51 Gestão de Recursos A organização deve programar, manter e melhorar o SGQ e aumentar a satisfação do cliente. A administração dos Recursos Humanos deve determinar as competências; fornecer treinamento; avaliar a eficácia das ações executadas; assegurar conscientização; e manter registros de treinamentos, educação, habilidade e experiência. A Infra-Estrutura deve adequar edifícios, área de trabalho e instalações associadas; equipamentos de processo, hardware e software; e serviços de transporte e comunicação. Identificar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho, necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos do produto. Realização do produto No Planejamento da Realização, devem-se definir os Objetivos da Qualidade e requisitos para o produto; estabelecer processos, documentação e recursos; verificar, validar, monitorar e inspecionar (critérios de aceitabilidade); e registros. Nos Processos Relacionados a Clientes, a organização deve determinar os requisitos relacionados ao produto (os especificados pelo cliente; os não especificados, mas necessários para o uso; os estatutários e regulamentares; e qualquer requisito adicional determinado pela organização. Análise crítica dos requisitos quanto a sua definição, confirmação, discordâncias e capacidade de atendimento. Garantir a eficiência da comunicação com o cliente quanto a informações sobre o produto; consultas, contratos, manuseio de pedidos (emendas); e realimentação do Cliente (reclamações). Quanto ao Projeto e Desenvolvimento, a organização deve descrever, analisar, verificar e validar cada estágio; determinar responsabilidades e autoridades; interfaces entre grupos (comunicação efetiva e clareza das responsabilidades). Deve considerar os Requisitos Funcionais e de desempenho; os estatutários e regulamentares; e, as informações de projetos similares anteriores. Deve entregar os requisitos de entrada atendidos; prover Normalização e Certificação da Qualidade 52 informações para aquisição, produção e fornecimento do serviço; conter ou mencionar critérios de aceitação do produto; e, definir características essenciais do produto (segurança e uso apropriado). Avaliar a capacidade, identificar problemas e propor ações necessárias; e registrar resultados. Assegurar que os resultados (registrados) atenderam os requisitos de entrada. Assegurar que o produto é capaz de atender os requisitos especificados; Deve ser realizada antes da entrega ou da implementação do produto. Alterações devem ser identificadas, documentadas e controladas, inclusive os efeitos nos produtos devem ser verificados, validados e aprovados. No Processo de Aquisição a empresa deve assegurar a conformidade do produto adquirido; avaliar e selecionar fornecedores com base na capacidade de fornecimento; registrar resultados de ações e avaliações; estabelecer e manter critérios para seleção, avaliação e reavaliação. Aprovar produto, procedimento, processos e equipamentos; Qualificar o pessoal; e auxiliar no Sistema de Gestão de Qualidade. Identificar e implementar as atividades para verificação do Produto; e verificar os documentos de aquisição no fornecedor. Na Produção e Fornecimento de Serviço, a empresa deve controle esse Processo através da disponibilização de informações sobre o produto; de Instruções de Trabalho; uso de equipamentos adequados; disponibilização e uso de dispositivos para monitoramento e medição; implementar medição e monitoramento; implementação de processos de liberação, entrega e pós entrega. Validar processos onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente. Identificar o produto ao longo da sua realização; Identificar a situação de inspeção; Rastreabilidade - controlar e registrar a identificação única do produto. Os dispositivos de Medição e Monitoramento devem ser calibrados ou verificados periodicamente, ou, antes do uso; Ajustados ou reajustados quando necessário; com situação identificada; protegidos contra ajuste que invalidem a calibração; e protegidos contra dados e deterioração. Normalização e Certificação da Qualidade 53 Medição, Análise e Melhoria A organização deve demonstrar a conformidade do produto; assegurar a conformidade do SGQ; melhorar continuamente a eficácia do SGQ; incluir métodos estatísticos. Monitorar informações da percepção do cliente, sobre os requisitos atendidos ou não; e determinar métodos para obtenção e uso destas informações. Medir e Monitorar constantemente o Processo e o Produto. Produto não conforme deve ser identificado e controlado para evitar seu uso ou entrega não intencional; Gerar ações para eliminar as não conformidades detectadas; obter autorização de uso sob concessão (autoridade ou cliente); Ação para impedir uso/aplicação originais. A Organização deve coletar e analisar dados para demonstração (Satisfação dos clientes; Conformidade com os requisitos dos produtos; Características do processo, produto e suas tendências; e, Fornecedores. Promover a Melhoria Contínua, Planejamento e gerência de Processos. E Planos de Ação Corretiva( Implementação; Eliminação das causas da não conformidade; Evitar a repetição do erro). E nos Planos de Ação Preventiva(Eliminar as causas das não conformidades e prevenir sua ocorrência). ADEQUAÇÃO DO SGQ Etapas para adequação do SGQ: 1. Conscientização da Alta Direção; 2. Disseminar o conceito de Processos; 3. Criar Programas de Conscientização; 4. Treinar os Auditores Internos; 5. Realizar auto-avaliação/auditoria. Normalização e Certificação da Qualidade 54 FASES DA AUDITORIA Etapas para a Auditoria de Certificação: 1. Preenchimento dos Relatórios Iniciais 2. Apresentação da Documentação 3. Pré-Auditoria 4. Auditoria de Certificação 5. Auditorias Semestrais | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: slides aula 3 prod Dom 15 Ago 2010, 09:09 | |
| Estratégias da Produção Prof. Me. Wanderson S. Paris wandersonparis@grupouninter.com.br Aula 3 Gestão da Produção Industrial Agenda da Aula Recados e esclarecimento de dúvidas de aulas anteriores Estratégias da qualidade com enfoque no PNQ e na ISO Produtividade: eficiência e eficácia medições os sete desperdícios os 5S Estratégias para a Qualidade Implantação/adoção de modelos consagrados: Gestão da Qualidade Total (TQM) Seis Sigma Modelagem Estatística Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) Sistemas da qualidade: Normas ISO 9000 ISO TS 16949 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura da inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e informações 6. Visão de futuro 7. Geração de valor 8. Valorização das pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social Fundamentos do PNQ 2 Critérios de Avaliação do PNQ 1. Liderança 1.1 Governança corporativa 1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização 2. Estratégias e planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias 3. Clientes 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 3.2 Relacionamento com os clientes 4. Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 4.2 Desenvolvimento social 3 5. Informações e conhecimento 5.1 Informações da organização 5.2 Informações comparativas 5.3 Ativos intangíveis e conhecimento organizacional 6. Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida 7. Processos 7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 7.3 Processos econômico- -financeiros 8. Resultados 8.1 Resultados econômico- -financeiros 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio 8.6 Resultados relativos aos fornecedores Normas ISO 9000:2000 4 Princípios da GQ ISO 9000:2000 Cliente Liderança Pessoas Processo Sistema Melhoria Fatos Fornecedores Requisitos da ISO 9000:2000 Aspectos Críticos da ISO 9000:2000 Sistema de GQ Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do Produto Medição, Análise e Melhoria Requisitos da ISO 9001:2008 Sistema de GQ Requisitos gerais Requisitos de documentação MQ Procedimentos DOCs, instruções etc. Registros 5 Responsabilidade da Direção Comprometimento da direção Foco no cliente Política da qualidade Planejamento Responsabilidade, autoridade e comunicação Análise crítica pela direção Gestão de Recursos Provisão de recursos Recursos humanos Infraestrutura Ambiente de trabalho Realização do Produto Planejamento da realização Processos relacionados aos clientes Projeto e desenvolvimento Aquisição Produção e fornecimento de serviço Controle de dispositivos de medição e monitoramento Medição, Análise e Melhoria Generalidades Medição e monitoramento Controle de produto não conforme 6 Análise de dados Melhorias | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: aula 4 prod Dom 15 Ago 2010, 09:16 | |
| Estratégias da Produção Prof. Me. Wanderson S. Paris wandersonparis@grupouninter.com.br Aula 4 Gestão da Produção Industrial Agenda da Aula Recados e esclarecimento de dúvidas das aulas anteriores Produtividade Confiabilidade na entrega Eficiência e Eficácia Eficiência: é a medida da razão entre o custo dos insumos e o valor dos produtos Eficácia: relaciona-se diretamente com os objetivos finais da empresa, ou seja, o resultado obtido do sistema como um todo Medições de Produtividade Decisões para a definição de um índice de produtividade: objetivo do índice periodicidade abrangência medida de produção medida de insumos Eliminação de Desperdícios Os sete desperdícios da Toyota Excesso de produção Tempo de espera Transporte Processamento Inventários Movimentação Produtos defeituosos Os Cinco Sensos 5S 1. Seiri descarte 2. Seiton organização 3. Seiso limpeza 4. Seiketsu padronização 5. Shitsuke autodisciplina 2 Exemplos Antes Depois Criação de local exato para cada material. Antes Depois Mistura da papelada com outros materiais. Antes Depois Antes Depois Observem a quantidade de papel na mesa... Material descartado Depois Gestão da Produtividade Tópicos-chave para a produtividade na organização: visão planejamento velocidade processos cliente flexibilidade comunicação 3 Capacidade do Sistema Produtivo Medição volumétrica de um recipiente Dimensionamento de uma máquina Quantidade máxima de produção de uma unidade produtiva durante um período de tempo Dimensionamento Estratégico da Capacidade Subdimensionada Superdimensionada O equilíbrio entre a capacidade instalada e a demanda a ser atendida é muito importante para a saúde da organização Dimensionamento Estratégico da Capacidade Verticalização X Horizontalização da produção Gestão Tática da Capacidade Capacidade em função da demanda: a incessante busca pelo equilíbrio Gestão da Capacidade dos Diversos Tipos de Produção Capacidade em sistema de produção contínuo Sistema por encomenda unitária Sistema de produção intermitente de produtos discretos Restrições no Processo Se um produto precisa passar por três células produtivas como mostrado abaixo, qual é a capacidade produtiva desta linha? Célula A 12 peças/h Célula B 8 peças/h Célula C 10 peças/h 4 Célula A 12 peças/h Célula B 8 peças/h Célula C 10 peças/h A capacidade do recurso mais lento (gargalo) limita a capacidade de todo o sistema Capacidade da linha = 8 peças/hora Um minuto ganho no recurso gargalo representa um minuto ganho em todo o sistema Um minuto ganho em um recurso não gargalo representa uma miragem, ou seja, não produz ganho no sistema Capacidade Produtiva: Máquina Mão de Obra Demanda Reflexões sobre o exemplo: Qual é o gargalo interno da célula B? Máquina?!?! Mão de obra?!?! Demanda?!?! Célula B 8 peças/h Estado dos Equipamentos Manutenção de máquinas e equipamentos: corretiva preventiva preditiva Estado dos Equipamentos Indicadores da manutenção: MTBF: tempo médio entre falhas D: disponibilidade MTBF = tempo de operação/Nr de falhas Ex.: MTBF = (8.8*22*6)/4 = 290h D = 1 (Nr falhas/h em operação) D = 1 (4/1161) = 0,9966 = 99,66% 5 Fatores de influência Leiaute: material máquina homem movimento espera serviços construção mudança Tipos de Arranjo Físico Leiaute posicional Leiaute por processo Leiaute por produto Leiaute celular | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: aula 3 espanhol Dom 15 Ago 2010, 09:17 | |
| Espanhol Instrumental Gestão da Produção Industrial Aula 3 Profa. Teresa Vargas Sierra tvsierra@grupouninter.com.br Unidad 5 En el restaurante Las comidas Unidad 6 Describiendo a una persona El cuerpo humano Los cubiertos El cuchillo: para cortar la comida El tenedor: para llevar la comida a la boca La cuchara: para llevar los líquidos a la boca La Mesa Los platos El plato llano: para comidas sólidas El plato hondo: para comidas líquidas El plato de postre: para comidas dulces La copa de vino blanco La copa de vino tinto La copa de champán La copa de agua El vaso para tomar agua o jugo La jarra Otros elementos El mantel para cubrir la mesa La servilleta para limpiar la boca El sacacorchos para abrir la botella de vino o champán 2 Indica una acción acabada en un tiempo lejano Está determinado por marcadores temporales como: ayer la semana pasada el año pasado el lunes pasado etc. Pretérito Perfecto Simple Estar Traer Decir Estuve Traje Dije Estuviste Trajiste Dijiste Estuvo Trajo Dijo Estuvimos Trajimos Dijimos Estuvisteis Trajisteis Dijisteis Estuvieron Trajeron Dijeron Va acompañado de expresiones temporales: hoy esta mañana esta semana este mes Pretérito Perfecto Compuesto de Indicativo Verbo Haber + Participio Yo he cantado Tú has cantado Él/ella ha cantado Nosotros hemos cantado Vosotros habéis cantado Ellos/ellas han cantado Participios irregulares poner = puesto Yo he puesto un lugar en la mesa disponer = dispuesto Tú has dispuesto que vamos al cine hacer = hecho Ella ha hecho lo que le pidieron deshacer = deshecho Nosotros hemos deshecho el pacto romper = roto Vosotros habéis roto todos los platos decir = dicho Ellos han dicho la verdad 3 Adjetivos (cerca): este, esta, estos, estas Adverbio: aquí Este periódico que está aquí habla del Rey de España. Los Demostrativos Adjetivos (menos cercano): esse, esa, esos, esas Adverbio ahí Ese periódico que está ahí habla del Rey de España. Adjetivos (más lejano): aquel, aquella, aquellos, aquellas Adverbio: allí Aquel periódico que está allí habla del Rey de España. Los Demostrativos Pronombres Esto no me gusta. Eso me parece raro. Aquello es una locura. Uso de la e en vez de y Pablo y Ana María e Isabel Padres e hijos Jugo y hielo Y Ignacio, está en casa? Uso de la u en vez de o Hoy o mañana Mañana u hoy Nueve u ocho 4 El Cuerpo Humano La cabeza El cuello Los senos o pechos El brazo La cintura El vientre El abdomen La barriga El muslo La pierna El pie Los dedos del pie El ombligo La mano La rodilla El tobillo El talón El codo La cabeza y el rostro La mejilla El pómulo La oreja El ojo La ceja El pelo La frente La nariz La barbilla El mentón El cuello Pretérito Imperfecto de Indicativo Indica una acción inacabada ER IR ía ías ía íamos íais ían Comía comías comía Comíamos comías comían Mi padre leía mis cartas con mucha atención. En mi pueblo había un zoológico. Después del trabajo mi amigo iba a tomar unas copas. Un estudiante, en Costa Rica, en el Colegio La Salle, decía a sus compañeros y profesores que él sería astronauta. Él insistía, a pesar de las burlas y de las veces que lo llamaban a ser realista, porque en su mente tenía una visión: voy a ser astronauta. Hoy, Franklin Chag Días es el primer astronauta costarricense. 5 Amarillo Anaranjado Azul Rojo Celeste Morado Gris Blanco Negro Verde Rosado Marrón Los Colores Comparativos y Superlativos Regulares Superioridad = Más Jorge es más alto que Lucía. Inferioridad = Menos Lucía es menos alta que Jorge. Igualdad = tan como Jorge es tan alto como Lucía. tanto como Jorge estudia tanto como Lucía. Alguien mencionó alguna vez que, en momentos tan difíciles como los que vivimos actualmente, serán los propios valores los únicos capaces de mantenernos a flote. Comparativos y Superlativos Irregulares Bueno Mejor Óptimo o el mejor Malo Peor Pésimo o el peor 6 Pequeño Menor Mínimo o el menor Grande Mayor Máximo o el mayor | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: aula 4 espanhol Dom 15 Ago 2010, 09:18 | |
| Espanhol Instrumental Aula 4 Profa. Teresa Vargas Sierra Gestão da Produção Industrial tvsierra@grupouninter.com.br Unidad 7 Para pedir información Unidad 8 Medios de transporte Futuro de Indicativo Verbos Irregulares 1. Suprimen una e Haber = Habré Yo habré ido Poder = Podré Tú podrás viajar Saber = Sabré El sabrá la verdad 2. Suprime una sílaba completa Hacer Haré Decir Diré Nosotros haremos el trabajo. Vosotros diréis que es así. Tener = Tendré Mañana tendremos un resultado brillante. Poner = Pondré Me pondré guapo para visitar a mi novia. 3. Presentan el grupo dr Venir = Vendré Vendré la próxima semana. Salir = Saldré Saldrá mañana del hospital. 2 4. Presenta rr Querer Querré Querrás Querrá Querremos Querréis Querrán Yo te querré por toda mi vida. Existe una máxima: Dime... y olvidaré Muéstrame... y recordaré Involúcrame... y comprenderé Futuro de Indicativo El gerente no podrá dejar decidir sólo al departamento de informática, pues este terminará haciendo el diseño que él creerá ser el más útil y después sus ideas no se ajustarán realmente a los requerimientos. En Español se pregunta la hora diciendo: ¿Qué hora es? y no ¿Qué horas son? Las Horas 01:00 Es la una en punto 02:05 Son las dos y cinco 03:10 Son las tres y diez 04:15 Son las cuatro y cuarto 05:20 Son las cinco y veinte 06:25 Son las seis y veinticinco 07:30 Son las siete y media 08:35 Son las nueve menos veinticinco 09:40 Son las diez menos veinte 10:45 Son las once menos cuarto 11:50 Son las doce menos diez 12:55 Es la una menos cinco 13:00 Es la una en punto 3 Es la pérdida de la última letra o sílaba de una palabra: hijo bueno buen hijo hombre malo mal hombre día alguno algún día lugar ninguno ningún lugar Apócope Las palabras bueno, malo, alguno, ninguno, primero, tercero y uno solamente se apocopan cuando van delante de sustantivo masculino singular. La definición de la alternativa estratégica es un paso importantísimo para la consecución de los objetivos. Alumno primero Primer alumno Número uno Un número Las palabras cualquiera, ciento y grande se apocopan cuando van delante de cualquier sustantivo. Un marido cualquiera Cualquier marido Ciento quince Cien años, cien veces Fiesta grande Gran fiesta Circo grande Gran circo Sólo en singular ¡Te amo tanto! Eran tan buenos... ¿Cuánto tiempo? ¡Cuán feliz era! Las palabras tanto y cuanto se apocopan cuando van delante de un adjetivo o adverbio. 4 Tanto y cuanto no se apocopan delante de las palabras: mejor/peor, mayor/menor, más/menos, antes/después Cuanto mejor Tanto peor Cuanto más Cuanto menos Tanto antes Cuanto después Se usa mucho antes de cuatro adjetivos: mejor mucho mejor peor mucho peor mayor mucho mayor menor mucho menor Uso del Muy y Mucho Se usa mucho antes de cuatro adverbios: más mucho más menos mucho menos antes mucho antes después mucho después Se usa muy antes de adjetivos: muy alto muy bajo muy fácil muy malo etc. Se usa muy antes de adverbios: muy bien muy mal muy tarde muy cerca muy lejos etc. La definición de alternativas en un proyecto depende de las necesidades y condiciones específicas de cada momento. Simon plantea que, si se tienen muchas soluciones, hay que elevar los criterios y, si hay muy pocas, se deben bajar los criterios. 5 Hoy me levanté muy temprano. Me fui a la oficina muy de prisa. Allí me esperaba mi jefe que estaba muy agitado. Vi un cohe muy grande llegar muy despacio al edificio. Mi jefe salió muy rápido del coche. Yo lo seguía muy de cerca con muchos documentos en la mano. Bajamos muchos pisos. Abajo nos esperaba mucha gente. Todo estaba muy organizado. Presente de Subjuntivo Irregulares terminados en AR: 1. cambian la e por ie Ejemplo: ojalá el tiempo no caliente más. 2. cambian la o por ue Ejemplo: es mejor que cuentes la verdad. | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: Re: Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod Dom 15 Ago 2010, 09:21 | |
| A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DO MODELO EXCELÊNCIA DA GESTÃO - MEG DESDE A CRIAÇÃO DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - PNQ José Alexandre Moreno, Prof. Msc - Rua Cel. Virgilio Rocha, 819 - Lençóis Paulista / SP - 18683.371; FIB - Faculdades Integradas de Bauru; prof.moreno@uol.com.br Palavras-chaves: PNQ. Excelência na Gestão. Estratégia. Introdução: O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é um modelo de gestão criado para identificar as organizações que se destacam na gestão de seu negócio como um todo e para disseminar as melhores práticas entre a comunidade empresarial. A adoção dos critérios do PNQ contribui para as organizações estruturarem e sistematizarem seus processos e siste-mas de informação e gestão, possibilitando assim melhores resultados, sustentabilidade e competitividade. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é a entidade responsável pelo gerenciamento e viabilização do PNQ, tendo sido criada em 1991 por um grupo de empresá-rios, sendo uma instituição sem fins lucrativos (FNQ,2007c). Os Critérios de Excelência do PNQ são elaborados e mantidos com base nos Fundamentos de Excelência que são repre-sentados por um Modelo de Excelência que em 2005 passou a ser denominado Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Esse modelo também é revisado e atualizado a cada novo ciclo do PNQ. (FNQ, 2006c). Conforme FNQ (2006a, 2007a), a característica mais impor-tante do MEG é a de ser um modelo sistêmico de gestão, sendo hoje o modelo de referência para o PNQ. O modelo sistêmico de gestão estabelece uma orientação integrada e interde-pendente, na qual os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica e balanceada em função da estratégia e resultados mutuamente defini-dos. Dessa forma, os vários elementos de uma organização podem ser avaliados em con-junto, de forma interdependente e complementar. Este estudo tem como objetivo analisar a evolução da abordagem do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) ao longo do tempo em relação as melhores práticas de gestão. Relevância do estudo: De acordo com a FNQ (2008a), o PNQ foi criado em 1991, tendo sua primeira edição ocorrido em 1992; portanto, até o ciclo 2007 foram 16 edições comple-tas do Prêmio. Nestes 16 anos, 398 organizações participaram do Prêmio e, dentre essas, 29 receberam o Prêmio PNQ pelo reconhecimento como as melhores nas práticas de ges-tão. Algumas dessas organizações receberam o prêmio por mais de uma vez: Serasa – 1995, 2000 e 2005; Citibank - 1994 e 1997; Gerdau - 2002 e 2007; e Belgo - 2004 e 2006, sendo que na edição 2007 foram premiadas 5 organizações, o maior número de premiações desde a primeira edição do Prêmio. Essa grande participação, os resultados das premia-ções e a entrega do Prêmio por mais de uma vez para as mesmas organizações são indica-tivos de que o modelo de avaliação do desempenho da gestão proposto pelo PNQ pode ser adotado como uma das estratégias para melhoria de seu desempenho. Os Critérios de Ex-celência do PNQ e, posteriormente, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), foram de-senvolvidos inicialmente com base nos fundamentos do Prêmio Malcolm Baldrige, dos Esta-dos Unidos, criado em 1987 (FNQ, 2006b). Sendo assim, a cada novo ciclo os Critérios de Excelência do PNQ são atualizados utilizando como parâmetro os Prêmios similares inter-nacionais, entre eles o principal - Prêmio Malcolm Baldrige -, visando sua adaptação e ade-quação às novas realidades do ambiente econômico e empresarial, possibilitando às em-presas participantes a melhoria de sua competitividade num ambiente globalizado. Como exemplo, no ciclo 1992, dava-se maior importância à qualidade dos produtos e serviços e a satisfação dos clientes nos critérios de excelência, enquanto que, no ciclo 2007, o critério de maior importância no conjunto é o que trata dos resultados da organização (FNQ, 2007b), demonstrando a preocupação com o desempenho global do negócio por meio da competiti-vidade. Materiais e métodos: Documental e bibliográfica, tendo sido utilizada uma base de docu-mentos específica, no caso, os documentos gerados pela FNQ para orientar e conduzir cada ciclo do PNQ, envolvendo também a pesquisa em materiais já publicados e consagrados como livros; artigos disponíveis na Internet e outros. Resultados e Discussões: A Figura 1 ilustra a evolução das abordagens do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) - anteriormente chamado Modelo de Excelência do PNQ - iniciando pela abordagem da Garantia da Qualidade (ciclo 1992), evoluindo para a Gestão Estratégica da Qualidade (ciclo 1995); posteriormente direcionou-se para a Visão Sistêmica da Gestão do Desempenho, ampliando a abordagem para a Gestão Organizacional para o Desempenho (ciclo 2001), sendo que no ciclo 2003 foi incluída a Responsabilidade Social como parte da gestão. A partir do ciclo 2006, o foco passa a ser a Gestão Organizacional Integrada para Resultados, chegando à abordagem atual (ciclo 2007) que é a Gestão Organizacional Integrada para Parcerias em Redes. 2003 GESTÃO ORGANIZACIONAL C/ RESPONSABILIDADE SOCIAL 2001 GESTÃO ORGANIZACIONAL PARA O DESEMPENHO 1997 VISÃO SISTÊMICA DA GESTÃO DO DESEMPENHO 1995 GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE 1992 GARANTIA DA QUALIDADE E SATISFAÇÃO DO CLIENTE 2006 GESTÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA PARA RESULTADOS 2007 GESTÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA EM REDES E PARCERIAS Nivel de Excelência Linha do tempo Figura 1 Linha do tempo do Modelo de Excelência do PNQ Fonte: Moreno, 2008 P129 Conclusões: A pesquisa objeto deste trabalho demonstrou que o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e os Critérios de Excelência do PNQ, mantidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), sendo atualizados a cada ano com base nos prêmios internacionais e na identificação das melhores práticas de gestão, o transformaram num modelo que pode, e deve, ser adotado pelas organizações que queiram integrar o seleto grupo de organizações de Classe Mundial. Vale ressaltar que, tanto o MEG como os Critérios de Excelência do PNQ, não prescrevem ferramentas e práticas de gestão específicas, mas ao mesmo tempo estabelecem requisitos que permitem avaliar o desempenho da gestão de uma organização, propondo assim um modelo que possa contribuir para a melhoria do desempenho global, o que não significa que, uma vez adotado, este modelo seja garantia de sucesso. O sucesso no desempenho global das organizações depende de muitos outros fatores que devem ser integrados e incorporados ao Modelo de Excelência da Gestão da FNQ. Referências: FNQ - FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Cadernos de Excelência: introdução ao modelo de excelência da gestão – PNQ 2006. São Paulo: FNQ, 2006a. ______. Critérios de Excelência PNQ 2006 - O estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade. São Paulo: FNQ, 2006b. ______. Relatório Anual 2005 da Nova Gestão Econômica e Social da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: FNQ, 2006c, disponível em: www.fnq.org.br , acessado em: 20/03/2007. ______. Cadernos de Excelência: introdução ao modelo de excelência da gestão – PNQ 2007 / Fundação Nacional da Qualidade, São Paulo: FNQ, 2007a. ______. Critérios de Excelência PNQ 2007 – Avaliação e diagnóstico da gestão organizacional. São Paulo: FNQ, 2007b. ______. Relatório anual 2006 da Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: FNQ, 2007c, disponível em: www.fnq.org.br , acessado em: 06/01/2008. ______. Critérios de Excelência – PNQ 2008 - Avaliação e diagnóstico da gestão organizacional . São Paulo: FNQ, 2008a. MORENO, J.A. O modelo de excelência de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ: análise da evolucão dos critérios de excelência. Dissertação (Mestrado) Univer-sidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia, Bauru, 200 | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: Re: Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod Dom 15 Ago 2010, 09:24 | |
| EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO REFERENTE A DISCIPLINA DE ESTRATÉGIAS DA PRODUÇÃO.
RESPOSTA 3 - Desenvolvimento de projetos não faz parte de um dos fundamentos em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ.
1)- Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente, e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações de Classe Mundial que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Você deve marcar verdadeiro para o que considera como um dos fundamentos em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ e falso para o que não considera como um fundamento de acordo com a apostila critérios de excelência 2010. Após deve assinalar a alternativa que traz a sequência correta. Aprendizado organizacional; Cultura de inovação; Desenvolvimento de projetos; Visão de futuro; Valorização das pessoas; Desenvolvimento de parcerias; VVVVVV VVVFFF VVFVVV VFVVVV
RESPOSTA 2 - Alternativa correta: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
2)- De acordo com a apostila critérios de excelência 2010 assinale a alternativa que informa o conceito do pensamento sistêmico. Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Atuação dos líderes de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento ininterrupto da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes envolvidas.
RESPOSTA 2 - Alternativa correta: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando à sua perenização.
3)- De acordo com a apostila critérios de excelência 2010 assinale a alternativa que informa o conceito de VISÃO DE FUTURO. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agregam valor para as partes interessadas. Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando à sua perenização. A promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes envolvidas. Atuação dos líderes de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento ininterrupto da cultura da excelência. | |
| | | aquarits Admin
Mensagens : 112 Data de inscrição : 12/12/2008 Idade : 43 Localização : Varginha
| Assunto: Re: Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod Dom 15 Ago 2010, 09:26 | |
| EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO REFERENTE A DISCIPLINA DE ESPANHOL INSTRUMENTAL
RESPOSTA B
Marque a alternativa correta com relação ao uso dos talheres: a) La cuchara para cortar la carne; el tenedor para tomar el caldo; el cuchillo para llevar la comida sólida a la boca b) El cuchillo para cortar la comida sólida, el tenedor para llevar la comida a la boca; la cuchara para tomar los líquidos c) El tenedor para cortar la carne; la cuchara para tomar la sopa; el cuchillo para asegurar la comida d) El cuchillo para comer la gelatina; el tenedor para asegurar la ensalada; la cuchara para hacer tacos
RESPOSTA B
En una red logística, hay un flujo de materiales, productos, dinero ....... información hacia arriba y hacia abajo de la cadena de suministro. Preencha os espaços em branco, da frase anterior, utilizando a regra do uso de e em vez de y e de u em vez de o. Depois marque a alternativa que contém a forma correta da escrita: a) dinero y información b) dinero e información c) dinero o información d) dinero u información
RESPOSTA C
La política aplicada hasta ahora en Chile ha dado prioridad al transporte terrestre, particularmente en la forma de subsidios por el costo del uso de infraestructura, no contemplar las externalidades de los modos de transporte, entre otros. Marque a alternativa que apresenta o tempo verbal que está conjugado o verbo ha dado no texto acima: a) Pretérito Imperfecto b) Pretérito Indefinido c) Pretérito Perfecto Compuesto d) Presente de Indicativo | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod | |
| |
| | | | Material para facilitar a busca da AS 2 de espanhol e prod | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|