Papo de Empreendedor http://www.papodeempreendedor.com.br/
Preços diferenciados para pagamento em dinheiro
Posted: 08 Jan 2009 01:05 PM CST
No mês passado, representantes de entidades do comércio discutiram, na Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=129963 , a possibilidade de cobrar preços diferenciados para compras feitas em dinheiro e com cartão. Uma compra com cartão é mais cara porque o estabelecimento precisa pagar a comissão das operadoras de cartão e o aluguel das maquinetas, além de esperar 30 dias para receber o dinheiro da venda. Segundo os comerciantes, os custos das compras feitas com cartão são repassados aos preços e todos os clientes pagam a conta, mesmo que comprem com dinheiro. Permitir a cobrança de preços diferenciados é questão de justiça ou só vai causar confusão? Opine.
Posted: 07 Jan 2009 03:55 PM CST
Atenção empreendedores, leitores e blogueiros. O Papo de Empreendedor é finalista do Best Blogs Brazil, uma premiação que seleciona os melhores blogs - http://bestblogsbrazil.com/2008/ - em cada área. A idéia desse prêmio é destacar sites que contribuíram para a reflexão sobre algum assunto: aqueles que emitiram opinião, inovaram de algum forma e, principalmente, ofereceram conteúdo de boa qualidade. Sim, estamos entre os 10 blogs selecionados na categoria corporativo. Isso é muito legal. Estamos felizes com o reconhecimento de um blog novo, que nasceu em março de 2008, estar concorrendo com sites com uma longa estrada de internet. Agora, qualquer pessoa pode se cadastrar no site do Best Blogs Brazil e votar. Mas o veredicto final será feito pelos palestrantes do Campus Party Brasil. No dia 14 de janeiro, saberemos quem será o vencedor. Gostou da notícia? Então, acessem o site e votem! - http://bestblogsbrazil.com/2008/ . Vamos colocar o Papo de Empreendedor entre os cinco blogs corporativos do Brasil. Para o alto e avante!
Controlar custos e combater o desperdício, eis a receita
Posted: 07 Jan 2009 10:27 AM CST
Início de ano, hora de fazer balanços e projeções. Na Tecnoblu - http://www.tecnoblu.com.br/, fabricante de etiquetas para a indústria de confecção, não foi diferente. Diz Cristiano Buerger, sócio da empresa, que a crise impactou a empresa e o mercado em geral, especialmente o jeanswear, diminuindo entre 10% e 15% os negócios durante outubro e novembro de 2008. ”Mas em dezembro o varejo reagiu muito bem e penso que teremos um início de 2009 normal para o nosso setor. Terminamos 2008 com um crescimento de 23%”, diz Cristiano.
Os planos para 2009 são de expansão, os investimentos previstos serão mantidos e a empresa deve partir para novas linhas de produto e novos segmentos de mercado. “Agora é o momento, também, de fazermos a lição de casa bem feita… ajustarmos custos, despesas e também usar a criatividade para não fazer nenhuma demissão”, diz Cristino. A estratégia vale pra todo mundo. 2009 promete ser o ano da faxina interna, com revisão de processos, enxugamentos e combate ao desperdício.